As eleições deste ano ocorrem apenas em outubro, mas o Partido dos Trabalhadores está atento para dar a largada no tempo certo e, se possível, à frente dos demais partidos. A sigla que comanda o governo federal e o Piratini quer que, no máximo, no próximo mês, o partido já tenha definido os nomes daqueles que representarão o PT nas eleições à Assembleia Legislativa gaúcha e à Câmara Federal. O prazo está valendo desde o último dia 10 e se encerra em 10 de março.
O calendário foi definido pela direção nacional e deve ser seguido pelas demais presidências estaduais do partido. O presidente do PT santa-mariense, Sidinei Cardoso Pereira, avalia que o prazo é importante e, inclusive, dará uma margem maior de planejamento às futuras candidaturas.
Em Santa Maria, a tendência é que o deputado federal Paulo Pimenta busque mais um mandato na Câmara Federal. Já Valdeci Oliveira, ex-prefeito de Santa Maria de 2001 a 2008, concorrerá a novo mandato na Assembleia.
Contudo, as dúvidas ainda giram em torno dos nomes de Fabiano Pereira e de Helen Cabral. O primeiro é secretário estadual de Justiça e dos Direitos Humanos. Colegas do próprio partido não sabem se ele irá concorrer à Assembleia, na qual foi deputado e teve atuação de destaque ao presidir a CPI do Detran (que apurou o suposto desvio de R$ 44 milhões do órgão gaúcho). Ainda em 2010, Fabiano concorreu a uma vaga de deputado federal, mas acabou ficando fora mesmo fazendo quase 75 mil votos. Já a colega de partido Helen Cabral - que foi candidata à prefeitura de Santa Maria, no ano passado, quando ficou em segundo lugar - deve buscar uma cadeira na Assembleia. Atualmente, Helen é diretora de Políticas Públicas, órgão ligado à secretaria comandada por Fabiano Pereira.
_ Santa Maria tem carência de representação. Há espaço (para candidaturas) tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia _ avalia o presidente do PT de Santa Maria, Sidinei Cardoso.
"